20/01/2015

Rock in Rio 30 anos

Uma grande celebração na Barra da Tijuca marcou, há 30 anos, a entrada do Brasil no circuito internacional do rock. Aquele foi o primeiro Rock in Rio, do Queen, dos metaleiros e das novas bandas nacionais. Na coluna de Nelson Motta, uma homenagem aos artistas que fizeram a grandeza do festival.

O Rock in Rio está comemorando 30 anos e não por acaso começou em 1985, quando acabou a ditadura que censurava músicas e proibia eventos musicais de massa. E o primeiro Rock in Rio a gente não esquece.

O primeiro Rock in Rio foi marcado por shows inesquecíveis do Queen, com a multidão cantando em coro "Love of my Life" com Freddie Mercury, pelo espetacular show de Rod Stewart debaixo de um temporal, pela chegada ao Brasil das grandes bandas de heavy metal como AC/DC, Iron Maiden e o sinistro Ozzy Osbourne. E, ainda, pela consagração de bandas do rock brasileiras como a Blitz e os Paralamas do Sucesso.
No Rock in Rio de 1991, o estádio do Maracanã tremeu com os shows do Guns'n Roses, de George Michael e de Prince. Em 2001, o Rock in Rio voltou para casa, a Cidade do Rock, e teve shows inesquecíveis do Sepultura e de Cássia Eller, que se nivelaram às maiores estrelas internacionais.
Em 2004, o Rock in Rio fez a sua primeira edição em Lisboa, estrelada por Paul McCartney, Metallica e Black Eyed Peas.
Um dos maiores momentos da história do Rock in Rio foi em 2011, com o rei dos reis do pop, Stevie Wonder.
A história do Rock in Rio se confunde com a história dos maiores e melhores momentos da música pop no Brasil, apresentando as grandes estrelas internacionais, os maiores nomes da música brasileira e encontros inesquecíveis no Palco Sunset, como o de Esperanza Spalding e Milton Nascimento.

 Fonte: texto de Nelson Motta do site Jornal da Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário