(Washington, 2 de abril de 1939 — Los Angeles, 1 de abril de
1984), nascido Marvin Pentz Gay Junior,
foi um cantor popular de soul e R&B, arranjador, multi-instrumentista,
compositor e produtor. Ganhou fama internacional durante os anos 60 e 70 como
um artista da gravadora Motown.
O início da carreira do cantor foi em 1961, na Motown, onde
Gaye rapidamente se tornaria o principal cantor da gravadora e emplacaria
numerosos sucessos durante os anos sessenta, entre eles "Stubborn Kind of
Fellow", "How Sweet It Is (To Be Loved By You)", "I Heard
It Through the Grapevine" e vários duetos com Tammi Terrell, incluindo
"Ain't No Mountain High Enough" e "You're All I Need to Get
By", antes de mudar sua própria forma de se expressar musicalmente. Gaye é
importante por sua luta por produzir seus sucessos, mas criativamente
restritivo - no processo de gravação da Motown, intérpretes, compositores e
produtores eram geralmente mantidos em áreas separadas.
Com seu bem-sucedido álbum What's Going On, de 1971, e
outros lançamentos subsequentes - includindo Trouble Man, de 1972, e Let's Get
It On, de 1973, Gaye, que vez ou outra compunha canções para artistas da Motown
no início da sua carreira, provou também que poderia tanto escrever quanto
produzir seus próprios discos sem ter de confiar no sistema da Motown. Ele é
também conhecido por seu ambientalismo, talvez mais evidente na canção "Mercy
Mercy Me (The Ecology)".
Durante os anos setenta, Gaye lançaria outros notáveis
álbuns, includindo Let's Get It On e I Want You, além de ter emplacado vários
sucessos, como "Let's Get It On" e "Got to Give It Up". Já
no começo dos anos oitenta, seria a vez do hit "Sexual Healing", que
lhe rendeu - antes de sua morte - dois prêmios Grammy. Até o momento de ser
assassinado pelo seu pai, em 1984, Gaye tinha se tornado um dos mais influentes
artistas da cena soul. Em 1996, Gaye foi homenageado na 38º cerimônia do Grammy
Awards.
A carreira de Marvin tem sido descrita como uma das que
"abarcam toda a história do R&B, do doo-wop dos anos cinquenta ao soul
contemporâneo dos anos oitenta. Críticos
têm também afirmado que a produção musical de Gaye "significou o
desenvolvimento da black music a partir do rhythm'n blues, através de um
sofisticado soul de consciência política nos anos setenta e de uma abordagem
maior em assuntos de cunho pessoal e sexual.
Marvin Gaye nasceu no Freedman's Hospital, em Washington,
D.C.. Ele foi o primeiro filho e o segundo mais velho de quatro filhos do
pastor evangélico Marvin Pentz Gaye Sr. e da professora/dona-de-casa Alberta
Cooper. Com as irmãs Jeanne e Zeola e o irmão mais novo Frankie, viviam na zona
segregada da capital norte-americana, no bairro da Deanwood (nordeste da
cidade). Ainda novo, ele era carregador de tacos de golfe no Norbeck Country
Club, em Olney, Maryland. O pai de Gaye pregava com pastor na Igreja Adventista
do Sétimo Dia chamada House of God (a "Casa de Deus"), que tinha um
rigoroso código de conduta misturado a ensinamentos do judaísmo ortodoxo e
pentecostalismo. Crescendo na igreja de seu pai, Marvin começou a cantar desde
cedo no coral - aos 3 anos - e a tocar instrumentos. A música era uma espécie
de válvula de escape para o jovem, que durante toda a infância costumava
apanhar do pai diariamente. Durante o tempo em que esteve na high school,
Marvin começou a ouvir doo-wop e ingressou no DC Tones como um baterista.5 Após
abandonar a Cardozo High School, Gaye alistou-se na Força Aérea dos Estados
Unidos. Após o fingimento de uma doença mental, ele foi dispensado por ter se recusado a
seguir ordens.
Após abandonar as Forças Aéreas em 1957, Gaye começou sua
carreira musical em vários grupos doo wop, fixando-se em um popular grupo de
Washington DC, chamado The Marquees. Com Bo Diddley, os Marquees lançaram o
single "Wyatt Earp" em 1957 pela gravadora Okeh e foram então
contratados por Harvey Fuqua para o grupo The Moonglows. "Mama
Loocie", lançada em 1959 pela gravadora Chess, foi o primeiro e único
single de Gaye com os Moonglows. Junto com os Moonglows, Gaye assimilou várias
técnicas, utilizadas posteriormente, nos álbuns que produziria. E foi com ajuda
dessa banda que ele foi apresentado a empresários da cena musical. Depois de um
concerto em Detroit, o "novo" Moonglows foi dissolvido e Fuqua
apresentou Gaye a Berry Gordy, presidente da Motown Records. Ele contratou Gaye
primeiramente como baterista de estúdio, para tocar para grupos como The
Miracles, The Contours, Martha and the Vandellas, The Marvelettes, entre
outros. Gaye tocou bateria para as Marvelettes na canção "Please Mr.
Postman", em 1961, e para a versão ao vivo de Little Stevie Wonder para a
canção "Fingertips Pt. 2", de 1963. Ambas canções alcançaram o
primeiro lugar na parada norte-americana da Billboard.
Depois de iniciar sua carreira na Motown, Gaye mudou seu
nome de Marvin Gay para Marvin Gaye, acrescentando o '"e"' para se
separar do nome de seu pai, para encerrar os boatos em curso em torno de sua
sexualidade e ainda para imitar seu ídolo, Sam Cooke, que havia também acrescentado
um 'e' ao seu sobrenome. Gaye desejava
gravar para a Motown, mas Berry Gordy tinha receio quanto ao cantor, devido ao
fato de que Gaye não costumava seguir as ordens sobre as quais a gravadora
queria que ele cumprisse. De acordo com um documentário do canal de televisão
VH1, a namorada de Marvin - e irmã de Berry -, Anna Berry Gordy, convenceu o
irmão a assinar com Gaye. Berry concordou em deixar que Marvin gravasse versões
pop-contemporâneas de baladas românticas baseadas no jazz.
Popular e querido dentro da Motown, Gaye já carregava com ele
uma maneira sofisticada e cavalheiresca e tinha pouca necessidade de
treinamento no setor de desenvolvimento artístico da gravadora - embora tenha
seguido o conselho do diretor dessa divisão, Maxine Powell, de não cantar de
olhos fechados, para não parecer que tinha adormecido".9 Em junho de 1961,
foi lançado a primeira gravação solo de Gaye, The Soulful Moods of Marvin Gaye.
Foi o segundo LP lançado pela Motown - o primeiro foi o Hi… We're The Miracles,
o primeiro disco dos Miracles. Apesar das faixas "How Deep Is the
Ocean?" e "How High the Moon" terem sido elogiadas pela crítica
pela profundidade das harmonias e melodias, o álbum de Gaye fracassou e nem
chegou às paradas norte-americanas. Marvin ainda tinha dificuldades em descobrir
seu jeito próprio de cantar, que ele desejava que fosse o mais próximo de Nat
King Cole, um dos ícones do jazz, estilo que predomina no primeiro disco solo
de Marvin. A Motown queria que o cantor se direcionasse para melodias da soul
music, mais populares e atraentes no mercado fonográfico.
Depois de discutir sobre a direção de sua carreira com Berry
Gordy, Gaye - relutante - concordou em gravar mais canções de R&B de seus
colegas de gravadora e outros três novos escritos pelo próprio Gordy. Seu
primeiro single lançado, "Let Your Conscience Be Your Guide",
construída sobre uma vibração de Ray Charles, fracassou nas paradas - tendo o
mesmo ocorrido com as canções "Sandman" e "A Soldier's
Plea", todas de 1962. Ironicamente, Gaye encontraria o sucesso
primeiramente como compositor da canção "Beechwood 4-5789", gravada
pelas Marvelettes em 1962. Finalmente naquele mesmo ano, o single
"Stubborn Kind of Fellow" rendeu algum sucesso e chegou ao Top 10
R&B dos Estados Unidos. Co-escrita por Gaye e produzida pelo amigo William
"Mickey" Stevenson, a gravação contou com a participação das
recém-contratadas Martha and the Vandellas (então conhecidas como The Vells) e
foi uma espécie de desabafo autobiográfico sobre o comportamento indiferente e
deprimido de Gaye. Na sequência de "Stubborn Kind of Fellow" vieram,
em 1963, outros três singles: as dançantes "Hitch Hike" e "Can I
Get a Witness", que chegaram ao Top 30 Pop da Billboard, e a balada
romântica "Pride and Joy", primeira canção de Gaye a chegar ao Top 10
Pop.
Apesar do cantor começar a encontrar o caminho do sucesso,
Marvin ainda brigava com a Motown para ser um cantor de baladas românticas e
sofisticadas, diferentemente da linha da gravadora que esperava de seus
artistas os grandes hits. Batalhas entre a opção artística de Marvin e a
demanda por produtos comerciais da Motown seriam frequentes ao longo dos anos e
marcariam o relacionamento entre o cantor e a gravadora, já que as insistentes
cobranças do selo por um trabalho mais comercial eram incompatíveis com as
ambições artísticas de Gaye.
O sucesso continuaria em 1964 com os singles "You Are a
Wonderful One" (que contou com o trabalho vocal de fundo do grupo The
Supremes), "Try It Baby" (que contou com vocais de fundo do grupo The
Temptations), "Baby Don't You Do It" e "How Sweet It Is (To Be
Loved By You)", que tornou-se sua primeira composição de sucesso. Durante
este fase inicial de sucesso, Gaye ainda contribuiu com o grupo Martha and the
Vandellas, sendo autor da letra do hit "Dancing in the Street", sucesso
naquele mesmo ano. Gaye também conseguiu figurar nas paradas com o álbum
Together, um disco de duetos com a cantora Mary Wells. A dupla emplacou os singles "Once Upon a
Time" e "What's the Matter With You, Baby?". Como artista
solo, Gaye continuou a desfrutar de um grande sucesso e seu LP Moods of Marvin
Gaye, de 1966, do qual participou Smokey Robinson, colocou os singles
"I'll Be Doggone" e "Ain't That Peculiar" tanto o Top 10
Pop da Billboard quanto no topo - pela primeira vez na carreira do cantor - da
parada R&B norte-americana. Com Kim Weston, sua segunda parceria de dueto,
foi lançado "It Takes Two", canção que chegou ao Top 20 Pop e ao
quarto lugar na lista de R&B da Billboard. Marvin Gaye se estabelecia como
um dos principais artistas na era dos duos. Seu sucesso como cantor solo também
lhe concedeu o status de ídolo da juventude, assim como ele se tornou um dos
artistas prediletos nos principais shows adolescentes - entre os quais,
American Coreto, Shindig!,Hullaballoo e The Mike Douglas Show. Ele também se
tornou um dos poucos artistas da Motown a se apresentar no Copacabana - e um
álbum seu gravado na casa demoraria três décadas para ser lançado.
Tammi Terrell
Uma série dos sucessos de Gaye pela Motown foram duetos com
artistas femininas, tais como Mary Wells e Kim Weston. O primeiro LP do cantor
a aparecer nas listas da Billboard foi o Together, de 1964, disco de duetos com
Wells. No entanto, a parceira mais popular e memorável de Marvin foi Tammi
Terrell. Gaye e Terrell tinham um bom relacionamento e o álbum de estréia da
dupla, United, lançado em 1967, gerou uma série de sucessos, como "Ain't
No Mountain High Enough", "Your Precious Love", "If I Could
Build My Whole World Around You" e "If This World Were Mine".
A dupla de compositores Nickolas Ashford e Valerie Simpson,
que eram também casados, forneceu as letras e a produção para as gravações de
Gaye/Terrell. Enquanto Gaye e Terrell não formavam um casal de namorados -
embora rumores persistam de que eles podem ter tido um caso anteriormente -, eles
atuavam como verdadeiros amantes nas gravações. De fato, Gaye às vezes
declarava que pela duração das canções ele estava apaixonado por ela. Mas ainda
naquele ano, o sucesso da parceria foi tragicamente encurtado. Em 14 de
outubro, Terrell desmaiou nos braços de Gaye, enquanto eles se apresentavam no
Hampton Institute (hoje Hampton Universit), em Hamptom, Virgínia. Era o
primeiro sintoma de um tumor cerebral, diagnosticado em exames realizados
posteriormente, e que continuaria a debilitar a saúde de Tammi.
A Motown decidiu tentar e continuar as gravações da dupla
Gaye/Terrell. Em 1968, a gravadora lançou You're All I Need, o segundo LP da
dupla, que se destacou pelos sucessos de "Ain't Nothing Like the Real
Thing" e "You're All I Need to Get By". No ano seguinte foi
lançado Easy, o último álbum da dupla. A deterioração da saúde de Terrell a
impediu de concluir as gravações de estúdio e a maior parte dos vocais
femininos teriam sido gravados por Valerie Simpson. Duas faixas do LP eram
canções arquivadas da carreira solo de Terrell e foram mixadas com a voz de
Gaye.
A doença de Tammi Terrell deixou Gaye em profunda depressão;
quando sua canção "I Heard It Through the Grapevine" (inicialmente
gravada em 1967 por Gladys Knight & The Pips) chegou ao primeiro lugar da
principal lista da Billboard - além de ter também sido o single mais vendido da
história da Motown, com quatro milhões de cópias -, ele se recusou a reconhecer
seu sucesso, sentindo que ele era imerecido. O trabalho com o produtor Norman
Whitfield, que havia produzido "Grapevine", resultou em outros dois
sucessos similares: "Too Busy Thinking About My Baby" e "That's
the Way Love Is". Entretanto, o casamento de Gaye estava ruindo e ele
continuava a sentir que seu trabalho artístico era completamente irrelevante.
Frente às transformações sociais que chacoalhavam os Estados Unidos naquele
período.
Ao mesmo tempo que Marvin cantava interminavelmente sobre o
amor, a música popular norte-americana passava por uma grande revolução,
abordando em suas letras as questões sociais e políticas daqueles anos.
Desejando ter independência criativa, Marvin foi liberado pela Motown para
produzir as gravações de estúdio das bandas The Originals, cujo resultado
apareceu nos hits "Baby I'm For Real" e "The Bells".
Em 16 de março de 1970, Tammi Terrell morreu em decorrência
do tumor cerebral e deixou Marvin devastado. Durante o funeral da parceira,
Marvin estava tão sensível que ele conversava com o corpo de Tammi como que
esperando por uma resposta dela. Imediatamente, Gaye mergulhou em um
auto-isolamento e ficou sem se apresentar ao vivo por quase dois anos. Gaye
contou a amigos que havia pensado em deixar a carreira musical, à ponto até de
tentar ingressar no futebol americano e jogar no Detroit Lions (onde ele encontrou
os colegas Mel Farr e Lem Barney), mas depois de seu sucesso produzindo os
Originals, Gaye estava confiante em criar sua própria gravadora. Como resultado
disso, ele entrou nos estúdios em 1 de junho de 1970 para gravar as canções
"What's Going On", "God is Love", "Sad Tomorrows"
- uma versão inicial da canção "Flying High (In the Friendly Sky)".
Gaye queria lançar "What's Going On" como single, mas Berry Gordy
recusou-se, alegando que a canção não era viável comercialmente. Gaye
recusou-se a gravar qualquer outra canção até que o presidente da Motown
cedesse, o que ocorreria em janeiro de 1971. O sucesso do single surpreendeu
Gordy, que requisitou um álbum com canções similares.
O álbum What's Going On tornou-se um dos mais importantes da
carreira de Gaye e é até hoje seu trabalho mais conhecido. Tanto em termos de
som (influenciada pelo funk e pelo jazz) e de conteúdo das letras (fortemente
espiritual), o álbum representou uma aproximação com seus trabalhos iniciais na
Motown. Além da faixa-título, "Mercy Mercy Me" e "Inner City
Blues (Make Me Wanna Holler)" atingiram o Top 10 Pop Hits e o primeiro
lugar da lista R&B da Billboard. Considerado como um dos mais notáveis
discos da história da soul music norte-americana, o álbum conceitual de Gaye
foi um divisor de águas para esse gênero musical. Ele já foi chamado de "a
mais importante e apaixonada gravação já lançada da música soul, entregue por
uma de suas melhores vozes".
Com o sucesso do álbum What's Going On, a Motown renegociou
um novo contrato com Marvin que permitiu a ele o controle artístico de seu
trabalho, no valor de US$1 milhão, fazendo do cantor o mais bem pago artista
negro da história da música.9 Além disso, Gaye ajudou a libertar o trabalho
criativo de outros artistas da Motown, entre os quais Stevie Wonder. Ainda
naquela época, Marvin mudou-se de Detroit para Los Angeles em 1972 após receber
uma proposta para escrever a trilha-sonora para um filme blaxploitation.
Escrevendo as letras, criando os arranjos e produzindo o LP para o filme
Trouble Man, Marvin lançou o álbum e a canção homônimas, que atingiram o Top 10
Pop da Billboard em 1973. Depois de passar por um período complicado quanto aos
rumos de sua carreira, Marvin decidiu mudar o conceito lírico das composições.
O LP Let’s Get it On trazia uma temática menos social e mais pessoal da vida de
Marvin. Conflitos com o pai, dúvidas existenciais e questões sobre a vida
particular do compositor fazem parte do álbum. O LP foi um dos trabalhos mais
bem sucedidos de sua carreira e o seu maior sucesso de vendas, superando What's
Going On. A faixa-título chegou ao topo da parada pop da Billboard e bateu o
recorde de vendagens da Motown, que pertencia ao próprio Marvin com "I
Heard It Through the Grapevine". Outros destaques do LP foram as canções "Come Get to This",
"You Sure Love to Ball" e "Distant Lover".
Gaye começou a trabalhar naquele que seria seu último álbum
dueto, desta vez com Diana Ross. O projeto do LP Diana & Marvin teve início
em 1972, mas houve atrasos no andamento do álbum. Com Diana grávida pela
segunda vez, Gaye recusava-se a cantar se ele não pudesse fumar no estúdio.
Então, os dois realizaram as gravações em dias separados. Lançado no segundo
semestre de 1973, o álbum rendeu vários sucessos, entre os quais "You're a
Special Part of Me", "My Mistake (Was to Love You)" e as versões
para "You Are Everything" e "Stop, Look, Listen (To Your
Heart)", ambas hits do grupo The Stylistics.
Em 1975, Gaye começou a pensar em seu próximo disco solo,
mas o divórcio com Anna Gordy tomou boa parte do seu tempo. O fim do casamento
levou Gaye a várias audiências nos tribunais. O disco I Want You foi finalizado
somente no ano seguinte. O álbum levou a faixa-título I Want You ao topo da
parada R&B da Billboard.
Em 1977, a Motown lançou o single de "Got to Give It
Up", que se tornou primeiro lugar nas lista Pop, R&B e Dance da
Billboard, e o LP ao vivo Live at the London Palladium, álbum que vendeu em torno
de duas milhões de cópias - se tornando um dos mais vendidos daquele ano. No
ano seguinte, finalmente Gaye consegue se divorciar de sua primeira esposa
Anna. Como resultado do acordo judicial, Gaye foi ordenado a pagar pensão
alimentícia - ele concordou em ceder parte de seu salário e das vendas do seu
álbum seguinte para pagar essa pensão. O resultado foi o LP duplo Here, My
Dear, que explorou o relacionamento do casal em detalhes tão íntimos que quase
levou Anna a processá-lo por invasão de privacidade, mas ela desistiu dessa
decisão. O LP fracassou nas listas de sucesso e Gaye se esforçou para vender o
disco. Em 1979, Gaye se casou pela segunda vez, agora com Janis Hunter, com
quem teve dois filhos, Frankie e Nona), e começou a trabalhar em um novo álbum,
Lover Man. Mas o projeto foi abortado depois do fracasso do single "Ego
Tripping Out". Reclamando de problemas com impostos e de vício em drogas,
Gaye pediu falência e se mudou para o Hawaii, onde ele vivia em um furgão.
Em 1980, ele assinou com o promotor britânico Jeffrey Kruger
para realizar concertos no Reino Unido. Mas Gaye não conseguiu chegar em tempo
ao palco. Quando ele chegou, todos já haviam deixado o concerto. Em Londres,
Marvin trabalhou no LP In Our Lifetime?, uma complexa e profunda gravação
pessoal. Quando a Motown lançou o disco em 1981, Gaye ficou lívido: ele acusou
a gravadora de editar e remixar o álbum sem seu consentimento, lançando uma
canção inacabada, "Far Cry", alterando a arte do LP que ele
requisitara e removendo o ponto de interrogação do título (dessa forma,
alterando sua conotação irônica).
Depois de oferecida uma nova chance em Ostend, Bélgica,
Marvin mudou-se para lá ainda em 1981. Ainda perturbado pela decisão
precipitada da Motown em lançar In Our Lifetime, ele negociou sua saída da
gravadora e assinou com a Columbia Records no ano seguinte, onde lançou
Midnight Love. O disco incluía o grande sucesso "Sexual Healing", que
lhe rendeu seus primeiros dois prêmios Grammy (de Melhor Performance R&B
Masculina e Melhor R&B Instrumental), em fevereiro de 1983. Ele também
seria indicado aos mesmos prêmios no ano seguinte pelo LP Midnight Love. Também
em fevereiro de 1983, Gaye fez uma apresentação memorável no All-Star Game da
NBA, interpretando o Hino Nacional dos Estados Unidos. No mês seguinte, ele fez
sua última apresentação para seu antigo mentor no concerto Motown 25,
apresentando What's Going On. Depois, ele embarcou em uma turnê pelos EUA
divulgando seu recente trabalho. Terminada a turnê, em agosto de 1983, ele
estava atormentado por problemas de saúde - ele teve acessos de depressão e
medo em torno de uma suposta tentativa de lhe tirarem a vida.
Quando a turnê foi encerrada, ele se isolou e se mudou para
a casa de seus pais. Ele ameaçou cometer suicídio diversas vezes, depois de
numerosas e amargas brigas com seu pai, o pastor evangélico Marvin Pentz Gay Sr.
Em 1 de abril de 1984, um dia antes de completar seu 45º aniversário, Marvin
foi assassinado com um tiro por seu próprio pai, após uma briga iniciada quando
os pais de Gaye discutiam sobre a perda de documentos de negócios. A ironia é
que Gaye foi morto por uma arma calibre 12 que ele próprio havia dado de
presente para seu pai. Seu corpo foi cremado e as cinzas lançadas no Oceano
Pacífico. Marvin Pentz Sr. foi condenado a seis anos de prisão, após ser
declarado culpado por homicídio. A acusação de assassinato foi abandonada após
médicos descobrirem que ele estava com um tumor cerebral. Marvin Pentz Sr
passou o final de sua vida em um asilo, onde morreria de pneumonia em 1998.
Após alguns lançamentos póstumos, que fortaleceram a memória
de Marvin na consciência popular, o cantor foi introduzido ao Rock and Roll
Hall of Fame em 1987. Mais tarde, também ao Hollywood's Rock Walk e, em 1990,
ganharia uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
Nenhum comentário:
Postar um comentário